No dia 31 de Julho, celebramos o Dia Internacional do Vira-Lata, uma data dedicada aos cães sem raça definida, carinhosamente conhecidos como vira-latas. Estes cães, que não pertencem a uma raça específica, possuem uma legião de admiradores e inúmeras qualidades que os tornam únicos e especiais, segundo estudos da Quaest, o Brasil  está atrás apenas da China e Estados Unidos, tendo a terceira  maior população de pets do mundo, os números são surpreendentes, em torno de 168 milhões de pets, sendo 67,8 milhões cães e 32% destes são sem raça definida.

 

Os vira-latas são famosos por sua inteligência e capacidade de aprender comandos de obediência, demonstrações de carinho e brincadeiras. Eles são verdadeiros protetores do lar e amigos fiéis de seus tutores. Além disso, possuem uma saúde superior à de muitos cães de raça, sendo mais resistentes a diversas doenças e se recuperando mais rapidamente quando adoecem.

Apesar de todas essas qualidades, muitos vira-latas não encontram a mesma admiração por parte de todos os tutores. Infelizmente, por serem cães sem raça definida, muitas vezes sofrem maus-tratos devido à sua pelagem simples e cores básicas, como preto, caramelo e marrom. Muitos são abandonados após deixarem a primeira idade, pois tornam-se adultos de porte médio ou grande e pelagem curta. As fêmeas, em especial, sofrem maus-tratos em maior proporção, pois são abandonadas quando entram no cio e acabam tendo crias indesejadas, que frequentemente são deixadas nas ruas, em latas de lixo, córregos, bueiros e rios.

Nas ruas, esses cães são geralmente ignorados ou perseguidos, resultando em atropelamentos ou envenenamentos por pessoas que não os querem por perto. Outros são adotados apenas para servirem como “seguranças” do lar, ficando abandonados no fundo das casas de seus tutores, muitas vezes acorrentados e mal alimentados, até mesmo sem água debaixo de sol quente.

Os vira-latas também necessitam de cuidados com a saúde, como vacinação, vermifugação, castração, higiene da pelagem e do local onde vivem, além de uma boa alimentação à base de ração. A adoção desses animais é essencial para retirá-los dos perigos das ruas e da superpopulação de abrigos de cães abandonados.

https://www.freepik.com

No Brasil, há mais de 67,8 milhões de cães, sendo 32 % desses cães sem raça definida. Eles já fazem parte da família brasileira e merecem todo o cuidado e amor que podemos oferecer. Ao adotar um vira-lata, você não está apenas ganhando um novo amigo, mas também salvando uma vida e contribuindo para um mundo mais justo e humano. Se você presenciar ou souber de algum cão que está sofrendo maus tratos, não relute em denunciar o agressor a órgãos responsáveis da sua cidade, o agressor está sujeito a pagamento de uma multa ou até mesmo ser retido e preso dependendo do tipo da agressão que o cão sofreu e isto vale não apenas para cães sem raça definida, vale para cães de raça e todos os demais pets de variadas espécies. 

 

 

https://www.freepik.com

Neste Dia Internacional do Vira-Lata, a Agroparaná homenageia todos os cães sem raça definida e reforça a importância de cuidarmos e respeitarmos esses incríveis companheiros. Esses animais merecem todo nosso amor, cuidado e respeito, independentemente de seu porte, cor, pelagem, estrutura e beleza. Vamos juntos promover a adoção, o amor e o cuidado para com esses animais que tanto nos oferecem. Afinal, eles são nossos amigos fiéis e merecem todo o nosso carinho e respeito.

 

2 Responses

    1. Boa noite Deise!
      Com certeza todos os animais merecem nossos cuidados, respeito e amor,
      independente da espécie, raça, tamanho, idade ou cor.
      Acompanhe nossos artigos futuros, iremos abordar muitos temas relacionados
      a vida, saúde, comportamento dos cães, serão artigos rechados de informações!
      Obrigada e boa noite!
      Equipe AgroParaná

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress